Otoscopia é um exame que serve para avaliar as estruturas internas do ouvido, como o canal auditivo e o tímpano, de forma a identificar alterações, infecções ou lesões.


Encontre um Otorrinolaringologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Este exame pode ser feito em adultos e crianças através de um aparelho chamado de otoscópio, que possui um lente de aumento e uma luz para ajudar na visualização do interior do ouvido.

Geralmente, a otoscopia é realizada pelo otorrinolaringologista quando existem sintomas como coceira, vermelhidão, dor e saída de secreção do ouvido, ou quando há suspeita de rutura do tímpano, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A otoscopia é um exame indicado para diagnosticar condições como:

Além disso, a otoscopia é feita para avaliar o canal auditivo e diagnosticar o excesso de cera no ouvido ou cerume impactado.

Leia também: Cerume impactado: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/cerume-impactado

Para confirmar o diagnóstico de alguma doença do ouvido, o médico também poderá indicar outros exames complementares à otoscopia, como pneumo-otoscopia ou audiometria. Veja como é feita a audiometria.

Qual médico consultar

A otoscopia é realizada pelo otorrinolaringologista no consultório, quando existem sintomas que possam indicar uma alteração no ouvido. No entanto, este exame também pode ser feito por um clínico geral ou pediatra, por exemplo.

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o exame

O exame de otoscopia serve para examinar o ouvido e é feito de acordo com as seguintes etapas:

  1. Antes do exame, a pessoa deve ficar na posição sentada, que é a maneira mais comum de realizar o exame;
  2. Primeiramente o médico avalia a estrutura da orelha externa, observando se a pessoa tem dor ao apertar um local específico ou se apresenta alguma lesão ou ferida nesta região;
  3. Se o médico observar a presença de muita cera no ouvido, fará uma limpeza, pois o excesso de cera atrapalha a visualização da parte interna do ouvido;
  4. Em seguida, o médico irá mexer a orelha para cima e se for criança, puxará a orelha para baixo, e introduzirá a ponta do otoscópio no orifício da orelha;
  5. O médico fará uma análise das estruturas do ouvido, olhando as imagens no otoscópio, que funciona como uma lupa;
  6. Se for observado secreções ou líquidos, o médico poderá fazer uma coleta para enviar para o laboratório;
  7. Ao final do exame, o médico retira o otoscópio e faz a limpeza do espéculo, que é a ponta do otoscópio que é introduzido dentro do ouvido.

O médico fará esse processo primeiro no ouvido sem sintomas e depois no ouvido que a pessoa se queixa de dor e coceira, por exemplo, para que se houver infecção não passe de um ouvido para o outro. 

Este exame também pode ser indicado para identificar algum objeto estranho dentro do ouvido e muitas vezes, pode ser necessária a realização de otoscopia com auxílio de vídeo, que permite a visualização das estruturas do ouvido de uma forma bem ampliada através de um monitor. 

Como deve ser o preparo

Para a realização de otoscopia no adulto não precisa ser feito nenhum tipo de preparo.

Já na criança, é necessário mantê-la abraçada com a mãe, para que seja possível segurar os braços com uma mão e a outra mão fique apoiando a cabeça da criança, e assim ela fique tranquila e relaxada.

Esta posição evita que a criança se mexa e machuque o ouvido na hora do exame.

Foto de Dr. Flávio Sakae

Revisão clínica:
Dr. Flávio Sakae
Otorrinolaringologista

Otorrinolaringologista formado pela USP, com CRM 100700-SP e Diretor Executivo Regional na Rede D’Or São Luiz.




91% dos leitores

acham este conteúdo útil



(35 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

  • 9 de janeiro, 2025 (Versão atual)

  • 20 de dezembro, 2023

  • 19 de maio, 2022

  • 4 de novembro, 2021

  • Criado em
    fevereiro, 2020

Bibliografia
  • PIGNATARI, Shirley S.N.; ANSELMO-LIMA, Wilma T. Tratado de Otorrinolaringologia. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 49-65.
  • INTERAMERICAN ASSOCIATION OF PEDIATRIC OTORHINOLARYNGOLOGY. Exame otológico da criança. Disponível em: . Acesso em 07 fev 2020
  • MEDICINA RIBEIRÃO PRETO. Semiologia otorrinolaringologia. Disponível em: . Acesso em 07 fev 2020
  • ENDO, Luiza H.; CURI, Silvia B. Otoscopia e timpanometria no diagnóstico de otite média secretora. Jornal de Pediatria. Vol.74, n.5. 353-354, 1998

Fonte de referência