A nimesulida é um medicamento que serve para tratar condições como dor de garganta, febre, dor de cabeça, dores musculares e dor nas articulações e ossos.

A forma de uso da nimesulida varia de acordo com a apresentação deste medicamento, podendo ser encontrado na forma de comprimido, suspensão oral, comprimido dispersível, cápsula ou gel dermatológico.

Leia também: Nimesulida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

tuasaude.com/nimesulida

A nimesulida é comercializada em farmácias com prescrição, devendo ser usada somente com a indicação e orientação de um médico, devido às contraindicações e efeitos colaterais que esse remédio pode causar.


Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a nimesulida

As indicações da nimesulida são para tratar condições como:

  • Dor de cabeça;
  • Inflamações;
  • Dor de garganta;
  • Dor muscular;
  • Dor de dente;
  • Dor nas articulações;
  • Dores após cirurgias;
  • Febre;
  • Dor após a vacinação.

Já a nimesulida betaciclodextrina serve para aliviar a dor e a febre, e para tratar sinais de inflamação, como vermelhidão e inchaço, dolorosos e não dolorosos acompanhados ou não por febre, inclusive os relacionados aos ossos e articulações.

Para que serve a nimesulida de 100 mg

A nimesulida de 100 mg, na forma de comprimidos ou comprimidos dispersíveis, serve para combater condições que provocam a inflamação, as dores e a febre.

A nimesulida de 100 mg atua inibindo a ciclooxigenase, uma enzima relacionada à produção de substâncias responsáveis pela inflamação e dor, as prostaglandinas. Assim, a inibição da ciclooxigenase reduz a dor e a inflamação.

Leia também: Posso tomar nimesulida de 100mg amamentando?

tuasaude.com/medico-responde/posso-tomar-nimesulida-estando-a-amamentar

Para que serve o comprimido nimesulida

O comprimido nimesulida, na dosagem de 100 mg ou na forma de nimesulida betaciclodextrina 400 mg, serve para combater a dor, a febre e a inflamação de forma geral.

O comprimido nimesulida betaciclodextrina de 400 mg é indicado especificamente para tratar condições relacionadas aos ossos e articulações.

Nimesulida serve para dor de garganta?

Na forma de cápsulas de 200 mg, com o nome comercial de Arflex Retard, a nimesulida serve para dor de garganta.

Isso porque esse medicamento também pode ser prescrito pelo médico para inflamações das vias aéreas superiores ou ainda para aliviar a dor pós-operatória como, por exemplo, na retirada de amígdalas.

Para que serve a nimesulida infantil

Não existe nimesulida infantil. Assim como para adultos, a nimesulida pode ser usada em crianças acima de 12 anos e serve para tratar diversas condições que exigem alívio da dor, redução da inflamação e controle da febre.

Por isso, esse remédio pode ser indicado pelo médico para tratar inflamações e dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, reações após vacinas.

Entretanto, é importante ressaltar que a nimesulida betaciclodextrina é a única forma deste medicamento que não deve ser usada por crianças de qualquer idade.

Como usar a nimesulida

A forma de usar a nimesulida varia conforme a apresentação desse remédio. Na forma de comprimido, o médico pode prescrever de ½ (meio) a 1 comprimido, duas vezes ao dia, com um copo de água.  Entenda melhor como tomar a nimesulida.

Já as cápsulas de 200 mg, geralmente é indicado tomar 1 cápsula ao dia. A nimesulida em suspensão oral 50 mg/mL pode ser tomada pingando-se uma gota por kg de peso corporal, duas vezes ao dia, diretamente na boca ou diluída em um pouco de água com açúcar.

Em comprimido dispersível de 100 mg, o médico pode indicar 1 comprimido a cada 12 horas, que pode ser dissolvido em ½ (meio) copo de água, agitado com uma colher e tomado imediatamente.

Já a nimesulida betaciclodextrina de 400 mg, pode ser recomendada pelo médico na dose de 1 comprimido, 2 vezes ao dia, com um copo de água.

A Nimesulida na forma de gel dermatológico pode ser aplicado sobre a região afetada, massageando levemente, 2 vezes ao dia.

Leia também: Posso tomar nimesulida de quantas em quantas horas?

tuasaude.com/medico-responde/nimesulida-de-quantas-em-quantas-horas

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *