No universo das plantas alimentícias não convencionais, as PANCs, as folhas da espécie Stachys byzantina ganharam destaque entre os seguidores de dietas vegetarianas por uma característica peculiar: seu sabor e textura após o preparo lembram os de um peixe, tornando-a um substituto interessante para receitas que envolvem a carne desse animal.

Não à toa, ela é conhecida como planta peixinho ou peixinho-da-horta.

Originalmente considerada uma planta ornamental, a peixinho tem folhas aveludadas e a forma preferida de preparo para comê-la é na forma de empanado , lembrando ainda mais uma porção de pescado frito que serviria de petisco em um boteco.

Mas, além do sabor, o peixinho-da-horta também se destaca por benefícios à saúde. Conheça mais sobre essa planta.

+Leia também: O que são as plantas alimentícias não convencionais (PANCS)?

Quais os benefícios da planta peixinho?

Essa planta é uma aliada da saúde devido à presença de vitamina K e vitamina C, bem como componentes antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas e problemas de saúde associados ao envelhecimento, por meio do combate aos radicais livres.

Continua após a publicidade

As folhas também contam com uma boa dose de fibras, aliadas importantes do bom funcionamento do sistema digestivo, amenizando a prisão de ventre. As fibras também podem contribuir para uma sensação de saciedade mais duradoura, algo bem-vindo em dietas de perda de peso.

Além do benefício óbvio de ampliar o leque de opções para pessoas que evitam o consumo de produtos animais, a planta peixinho também é uma boa fonte de minerais como potássio (importante para o controle da pressão arterial), cálcio (aliado da saúde óssea) e ferro (fundamental para o bom funcionamento do organismo e para prevenção de quadros de anemia ferropriva).

Como consumir a planta peixinho?

A versão de consumo favorita é com a planta peixinho à milanesa, preparando suas folhas empanadas e fritas, acompanhadas de algum molho da sua preferência para dar mais sabor.

Continua após a publicidade

Em dietas vegetarianas, o empanado pode seguir as técnicas tradicionais, utilizando ovo, mas também é possível obter a mesma textura em receitas veganas, batendo uma mistura de água, farinha e amido para ser aplicada antes de adicionar farinha panko ou de rosca.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *