Muito popular entre nossos vizinhos argentinos e uruguaios, o pomelo ainda não é tão conhecido no Brasil, apesar de seus benefícios.

Diferente de muitas frutas cítricas, ele mantém suas características selvagens, pois não sofreu processos de hibridização. Também conhecida como laranja-natal, seu nome científico já indica uma qualidade particular: o pomelo, ou Citrus maxima, é a maior das frutas cítricas e pode chegar a pesar dois quilos.

Em países platinos, é muito utilizado em preparações de sucos e refrigerantes. Entretanto, a fruta de sabor amargo e cítrico pode (e deve!) ser consumida in natura, uma vez que todos os potenciais nutritivos são obtidos apenas com a ingestão na versão original.

Conheça os benefícios do pomelo para a saúde.

Reforça o sistema imunológico

O pomelo é uma fruta cítrica rica em vitamina C, um poderoso antioxidante responsável por prevenir o organismo da ação dos radicais livres.

É uma importante fonte dessa vitamina essencial para a manutenção do nosso sistema imunológico e para a redução do risco de infecções respiratórias. 

Continua após a publicidade

Melhora a saúde da pele

Os antioxidantes presentes na vitamina C também são responsáveis por combater o envelhecimento precoce da pele, decorrente da ação dos radicais livres.

Ou seja, consumir alimentos ricos nesse micronutriente, como é o caso do pomelo, ajuda a ter uma pele mais saudável assim como se manter bem hidratado, ter uma dieta equilibrada e usar protetor solar, é claro.

+ Leia também: Fruta da estação: mamão é aliado do intestino e repleto de nutrientes

Contribui para a saúde cardíaca

O pomelo também traz benefícios para a saúde do coração.

Continua após a publicidade

Os flavonoides, substâncias presentes na gigante, são capazes de reduzir as taxas de colesterol LDL conhecido como “colesterol ruim” e triglicerídeos. Além disso, a fruta fornece outros minerais e vitaminas, como potássio, ferro e vitamina A, que também colaboram para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Evita problemas digestivos 

A grande quantidade de fibras torna o pomelo um importante aliado para quem sofre de problemas gastrointestinais.

Por sua fibra solúvel, a fruta costuma ser indicada para quem sofre de prisão de ventre, já que os nutrientes regulam o trânsito digestivo, além de favorecerem a saúde da flora intestinal.

Pode prevenir o diabetes

Esse alto teor de fibras do alimento ainda é capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, uma vez que ajuda a desacelerar a absorção da glicose no organismo. 

Continua após a publicidade

Além disso, alguns estudos apontam que carotenoides como o licopeno, presentes na fruta, podem diminuir a glicemia e reduzir a resistência à insulina. 

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *