Uma forma de diferenciar os sintomas de pressão alta ou pressão baixa é que, na pressão baixa, é mais comum sentir-se fraco e com a sensação de desmaio. A pressão elevada, na maior parte das pessoas não leva a sintomas, porém pode causar mal estar, tonturas e, em casos graves, confusão mental.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Cardiologista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Porém, a forma mais eficaz de diferenciar é mesmo medir a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico, ou na farmácia.

Na presença de sinais e sintomas frequentes e possivelmente indicativos de pressão alta ou baixa, é importante que o cardiologista ou clínico geral seja consultado para que seja feito o diagnóstico e seja possível iniciar o tratamento mais adequado.


Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de pressão alta e baixa

Os sintomas que podem ajudar a distinguir a pressão alta da pressão baixa incluem:

Existem ainda casos em que surge sensação de desmaio, mas que está associada a uma queda dos níveis de açúcar no sangue, sendo facilmente confundida com uma queda de pressão. Veja como como diferenciar pressão baixa da hipoglicemia.

Veja, no vídeo a seguir com o Dr. Guilherme, como medir a pressão arterial:

Pressão Alta Tem Cura? Entenda os Sintomas, Prevenção e o Tratamento


12:55 | 5.961 visualizações

Como saber se é pressão alta ou baixa

Além de avaliar os sintomas, é importante medir a pressão arterial para saber se está alta ou baixa:

Valores de pressão arterial entre 120 x 80 mmHg e 129 x 84 mmHg, são definidos como pré-hipertensão. A pré-hipertensão é uma classificação médica que indica um maior risco de a pessoa desenvolver pressão alta.

Para saber se a sua pressão arterial está normal ou alta, por favor insira os dados na nossa calculadora:

O calculadora de pressão arterial é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com cardiologista.

O que fazer em caso de pressão alta

Em caso de pressão alta, deve-se sentar-se ou deitar um pouco tentando relaxar e evitar qualquer esforço físico.

Caso se esteja tomando algum remédio para pressão alta prescrito pelo médico, deve-se tomá-lo.

Se após 1 hora a pressão ainda continuar alta, ou seja, superior a 160 x 100 mmHg, é aconselhado ir ao hospital caso haja sintomas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas.
Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer em caso de pressão baixa

Já nos casos de pressão baixa, é importante deitar em um local arejado, afrouxar as roupas e elevar as pernas, de forma a aumentar a circulação do sangue para o cérebro e regular a pressão arterial.

Quando os sintomas de pressão baixa passarem, a pessoa pode levantar-se normalmente com cuidado, no entanto, deve repousar e evitar fazer movimentos bruscos.


Foto de Dr. Andre Feldman

Revisão clínica:
Dr. Andre Feldman
Cardiologista

Coordenador e responsável pela Cardiologia nos Hospitais Rede D’Or São Luiz na Regional de São Paulo, com CRM 115903-SP




95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(60 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia

  • ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial – 2025. 2025. Disponível em: . Acesso em 26 set 2025
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório – 2023. 2023. Disponível em: . Acesso em 27 set 2024
  • MANCIA, G.; et al. 2023 ESH Guidelines for the management of arterial hypertension The Task Force for the management of arterial hypertension of the European Society of Hypertension: Endorsed by the International Society of Hypertension (ISH) and the European Renal Associati. J Hypertens. 41. 12; 1874-2071, 2023
  • KREUTZ, R.; et al. 2024 European Society of Hypertension clinical practice guidelines for the management of arterial hypertension. Eur J Intern Med. 126. 1-15, 2024
  • BLUDORN, J.; RAILEY, K. Hypertension Guidelines and Interventions. Prim Care. 51. 1; 41-52, 2024
  • SHARMA, S.; HASHMI, M. F.; BHATTACHARYA, P. T. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Hypotension. 2023. Disponível em: . Acesso em 27 set 2024
  • Referente a: “Calculadora de pressão arterial”:
  • FEITOSA, Audes Diogenes M.; BARROSO, Weimar K. S.; JUNIOR, Decio M. et al. Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório – 2023. Arq. Bras. Cardiol. 4 ed. Vol 121; 2024

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *