Um caso triste repercutiu no Brasil no último domingo (30): o jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morreu após invadir a jaula de uma leoa em um zoológico em João Pessoa (PB).

O IML do estado afirmou que Gerson morreu por conta de um choque hemorrágico causado pela mordida da leoa. O Parque Zoobotânico Arruda Almeida, conhecido como Parque Bica, está fechado desde então para investigações e procedimentos oficiais.

De acordo com informações dos jornais Estadão e Folha de São Paulo, Gerson, apelidado de “vaqueirinho de Mangabeira”, apresentava esquizofrenia com sintomas psicóticos ativos, conforme laudos de perícias psiquiátricas da Justiça – que, há um mês, determinou a internação do jovem. Gerson já havia passado por detenções por ocorrências policiais, e era acompanhado pelo Conselho Tutelar.

A Prefeitura de João Pessoa confirmou a veículos de imprensa que o jovem invadiu a jaula do animal depois de escalar estruturas de segurança e grades.

+Leia também: Psicose aguda: o que o caso da ex-BBB 24 Vanessa Lopes ensina

O que é esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno mental sério, que provoca alucinações, delírios e desorganização de pensamentos e comportamentos. O quadro interfere em todas as áreas da vida, ao afetar como a pessoa pensa, se sente e se comporta.

Continua após a publicidade

Pessoas que convivem com esquizofrenia também têm dificuldade de estabeler relações pessoais, expressão emocional limitada e demonstram poucos sentimentos. Em crises psicóticas, os delírios e alucinações se intensificam.

Na maioria dos casos, a condição manifesta os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da vida adulta: isolamento social, apatia e início de alucinações e delírios. É comum que a pessoa acredite estar sendo perseguida e tenha delírios sensoriais. O tratamento é mais efetivo quando o diagnóstico é precoce e o tratamento começa assim que se manifestam os primeiros sintomas.

A causa da esquizofrenia ainda não foi delimitada pela ciência, mas se considera que fatores genéticos, neurobiológicos, ambientais e psicossociais estejam envolvidos na doença. O quadro exige tratamento ao longo de toda a vida. Se não tratada, leva a prejuízos sérios em todas as esferas da vida, e aumenta o risco de morte. Psicoterapia e uso de medicamentos antipsicóticos fazem parte da estratégia terapêutica.

Continua após a publicidade

O caso de Gerson está sendo investigado pela polícia e também internamente pela Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa. A investigação ainda considera se o caso pode ter sido suicídio.

Esclarecimentos do zoológico

Em nota oficial, o Parque Arruda Almeida afirmou que, em nenhum momento, foi considerada a eutanásia da leoa, que se chama Leona. Segundo os veterinários do local, o animal está saudável e não apresenta comportamento agressivo. A equipe diz que o ataque a Gerson foi uma reação natural do animal ao ter sua jaula invadida.

“O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito”, afirma o Parque da Bica em nota. “Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança.”

Continua após a publicidade

Sobre o animal, o Parque da Bica afirma, em nota: “É importante reforçar que em nenhum momento foi considerada a possibilidade de eutanásia. A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados”.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *