O Reiki é uma terapia complementar segura que oferece alguns benefícios à saúde, como diminuir sintomas de estresse e ansiedade, melhorar a qualidade do sono e reduzir dores.
Durante as sessões, o terapeuta reikiano coloca as mãos sobre o corpo da pessoa, com objetivo equilibrar as energias, promover o equilíbrio energético e o bem-estar geral.
No entanto, é importante ressaltar que o Reiki não cura doenças e, assim, deve ser usado apenas como complemento aos tratamentos médicos e cientificamente comprovados.

Benefícios do Reiki e para que serve
Os principais benefícios e indicações do Reiki são:
1. Diminui sintomas de estresse e ansiedade
Por serem usadas técnicas de respiração e meditação, durante o Reiki, essa terapia pode diminuir os sintomas de estresse e ansiedade.
Isso porque essa prática promove a sensação de relaxamento profundo e bem-estar, melhora o humor, aumenta os sentimentos de felicidade e reduz a agitação.
2. Ajuda no tratamento da depressão
O Reiki pode ajudar no tratamento de depressão, pois favorece o relaxamento profundo e diminui os sintomas de tristeza.
Esse benefício é possível porque acredita-se que o Reiki ajuda na expansão da consciência, promovendo o autoconhecimento e autoanálise, ajudando a liberar emoções estagnadas e traumas emocionais.
No entanto, o Reiki deve ser usado apenas como complemento ao tratamento e não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
Leia também: Tratamento para depressão (remédios, terapia e opções naturais)
tuasaude.com/tratamento-da-depressao
3. Melhora a qualidade do sono
A sensação de relaxamento profundo promovida pelo Reiki ajuda a melhorar a qualidade do sono, por ajudar a aliviar sintomas que atrapalham o sono, como agitação, ansiedade e estresse.
4. Reduz de dores
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki ajuda na redução de dores, como dor lombar, nos pés, de cabeça, e em pessoas em tratamento cirúrgico e oncológico, por exemplo.
Isso acontece porque o Reiki promove o relaxamento profundo, podendo estimular a produção de hormônios que promovem bem-estar, como serotonina e endorfinas.
5. Ajuda na gravidez e pós-parto
O Reiki é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde, no Brasil, que ajuda tanto durante a gravidez como no período pós-parto.
Isso acontece porque o Reiki diminui a ansiedade e o estresse na mulher grávida, ajudando a reduzir complicações maternas e fetais.
Essa terapia também alivia a dor e o estresse durante o parto, as dores após a cesariana, além de poder complementar o tratamento da depressão pós-parto.
6. Melhora a qualidade de vida
O Reiki pode melhorar a qualidade de vida, pois promove um relaxamento mental e físico e ajuda a aliviar sintomas como ansiedade, estresse, insônia e dor.
Como funciona
O Reiki funciona como uma terapia de energia que usa as mãos para canalizar a “energia vital universal”, que tem o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e promover uma resposta de cura.
A aplicação é feita com a pessoa, que vai receber a terapia, totalmente vestida e sentada ou deitada de forma confortável.
Em seguida, o reikiano faz algumas posições com as mãos, em chakras específicos ou áreas de necessidade, como cabeça, joelhos e pés. O reikiano pode tocar a pessoa suavemente ou manter as mãos logo acima do corpo, sem tocar).
Além disso, o reikiano também usa uma série de símbolos que, quando ativados por desenhos ou imaginação, funcionam como “chaves” para abrir as portas para o fluxo da energia vital do universo.
Durante a sessão, a pessoa receptora é orientada a pensar nos cinco princípios do Reiki com os olhos fechados, que são: Não se irritar; Não se preocupar; Ser grato; Trabalhar com afinco; e Ser gentil.
Principais cuidados
Por ter uma terapia complementar, o Reiki nunca deve substituir tratamentos médicos e cientificamente comprovados, como em casos de depressão, transtorno de ansiedade, pressão alta, diabetes, câncer ou asma, por exemplo.
