Os remédios para gases na gravidez, como a simeticona ou o carvão vegetal ativado, podem ajudar a eliminar o excesso de gases, pois agem somente no sistema gastrointestinal, desfazendo as bolhas de gases, aliviando o desconforto. 


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Obstetra perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Os gases na gravidez são muito comuns, sendo causado por alterações hormonais comuns na gestação, que deixa a digestão mais lenta e diminui os movimentos intestinais, provocando prisão de ventre.

Leia também: Gases na gravidez: sintomas, causas e como aliviar

tuasaude.com/gases-na-gravidez

Os remédios para gases na gravidez devem ser usado somente se indicados pelo obstetra, após avaliação do estado de saúde da mulher e do bebê. Além disso, existem opções naturais para aliviar o excesso de gases, como a ameixa seca ou o chá de gengibre, por exemplo.


Imagem ilustrativa número 1

Remédios de farmácia

Alguns remédios farmácia que podem ajudar a diminuir os gases na gravidez são:

1. Simeticona

A simeticona é um remédio com ação antiflatulenta, que age rompendo as bolhas de gases no intestino ou estômago, facilitando sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto causado pelo excesso de gases. 

Esse remédio tem ação diretamente no sistema gastrointestinal, não sendo absorvido pelo organismo e, por isso, não afeta o bebê, podendo ser indicado pelo obstetra, nos casos de desconforto intenso.

A simeticona pode ser comprada em farmácias ou drogarias, na forma de gotas, comprimidos ou cápsulas gelatinosas, com os nomes comerciais Luftal, Flatex, Flagass ou Gastroflat, por exemplo, e embora seja vendida sem receita médica, seu uso deve ser feito somente com indicação do obstetra.

Como usar: a simeticona deve ser usada por via oral nas doses recomendadas pelo obstetra. Normalmente, a dose para adultos é de 13 gotas por via oral, até 3 vezes por dia. Saiba como tomar a simeticona corretamente.

A simeticona não deve ser usada no caso de alergia aos componentes da fórmula e nos casos de obstrução ou perfuração intestinal. 

2. Carvão vegetal ativado

O carvão vegetal ativado pode ajudar a reduzir os gases intestinais, pois age absorvendo as partículas de gases no estômago ou no intestino, aliviando o desconforto do excesso de gases, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto intestinal.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação do obstetra, podendo ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos, com o nome Carverol.

Como usar: o carvão vegetal deve ser usado comente com indicação e nas doses indicadas pelo obstetra, pois pode afetar a absorção de certas vitaminas e minerais importantes durante a gestação. Veja como tomar o carvão vegetal.

O carvão vegetal ativado não deve ser usado nos casos de obstrução intestinal, problemas gastrointestinais, diminuição acentuada do trânsito intestinal ou alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Remédios caseiros para gases na gravidez

Os remédios caseiros para gases na gravidez que podem ser indicados pelo obstetra são:

1. Ameixa seca

A ameixa seca é uma fruta rica em fibra, que pode ser usada durante a gestação para reduzir a o excesso de gases e tratar a prisão de ventre.

Para isso, basta ingerir 1 ameixa seca cerca de 30 minutos antes das 3 principais refeições, ou colocar 3 ameixas secas para macerar num copo de água, durante cerca de 12h, e depois beber a mistura em jejum.

2. Vitamina de iogurte natural

Uma ótima solução caseira que também ajuda a reduzir os gases e a combater a prisão de ventre, é a seguinte vitamina de de iogurte natural e frutas.

Ingredientes

  • 1 embalagem de iogurte natural;
  • 1/2 abacate picado;
  • 1/2 mamão sem sementes;
  • 1/2 cenoura picada;
  • 1 colher de linhaça.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Esta vitamina pode ser ingerida 2 vezes ao dia, de manhã e à tarde, para acabar com os gases e seus incômodos.

3. Chá de gengibre

O gengibre (Zingiber officinalis) possui compostos fenólicos, como o gingerol, o chogaol e a zingerona, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antieméticas, sendo muito úteis para aliviar os sintomas de cólica intestinal, excesso de gases ou enjoo.

O chá de gengibre pode ser usado na gravidez, desde que não ultrapasse a dose de 1 grama de raiz seca por dia, por um período máximo de 4 dias seguidos.

Ingredientes

  • 1 g de gengibre;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre e beber 1 xícara do chá por dia, por no máximo 4 dias seguidos.

Este chá não deve ser usado próximo ao parto ou por mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenha risco aumentado de hemorragias. Confira a lista de chás que não devem ser usados na gravidez. 

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de alimentação para diminuir os gases:

Como eliminar o EXCESSO DE GASES rapidamente


07:51 | 50.548 visualizações

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *