A restauração é um prática comum nos consultórios de dentistas. Como o próprio nome indica, tem a finalidade de reparar ou reconstruir dentes que sofreram algum tipo de trauma ou foram afetados por cáries.

Embora possa ser utilizada para fins estéticos em alguns casos, a restauração dentária é um recurso para restabelecer a saúde bucal. Afinal, é por meio da dentição que conseguimos mastigar e triturar alimentos, e doenças bucais podem afetar outros sistemas do corpo.

A técnica pode empregar diferentes materiais, a depender do objetivo e da necessidade de cada paciente. 

Para que serve a restauração?

O procedimento de restauração consiste em uma reconstrução de dentes danificados. No caso de fraturas, como dentes lascados por traumas ou pelo impacto de alimentos muito duros, a técnica serve para refazer a parte faltante do dente. 

Quando há dentes cariados, a parte corroída é removida e a cavidade é preenchida com um material restaurador. Posteriormente, o dente passa por processos de acabamento para manter o aspecto estético e evitar atritos na mastigação.

Continua após a publicidade

Alguns tipos de restauração ainda têm foco essencialmente estético e servem, por exemplo, para corrigir a coloração dos dentes. 

+Leia também: O amálgama, usado na restauração de dentes, é tóxico para o organismo?

Materiais utilizados

Quem passou por algum tipo de restauração décadas atrás conhece bem a cor prateada do amálgama metálico que era utilizado para a restauração, especialmente de dentes posteriores e menos visíveis.

Atualmente, no entanto, o principal material usado por dentistas para para a restauração dentária é a resina composta. Esse tipo de material é considerado mais prático e esteticamente agradável, já que a cor é bastante similar à do dente natural. 

Continua após a publicidade

Mas a amálgama segue sendo uma opção viável e quem já fez uma restauração com o material metálico não precisa removê-la – ao contrário do que indicam boatos disseminados na internet, o amálgama não é prejudicial à saúde. 

Outros materiais, como a porcelana e o ouro, são utilizados em algumas situações, embora o preço seja muito mais elevado em ambos os casos.

Quando a restauração é indicada?

 A restauração só pode ser indicada e realizada por um dentista. Em caso de cáries ou outros problemas, pode ser necessário fazer outros tratamentos antes da restauração.

Continua após a publicidade

Em geral, a restauração é empregada nas seguintes situações: 

  • Dentes danificados por cáries;
  • Dentes fraturados ou lascados;
  • Dentes deformados ou desgastados;
  • Dores por conta da mudança do formato do dente;
  • Motivações estéticas.

Compartilhe essa matéria via:

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *