O suco de babosa é feito a partir das folhas da Aloe vera, que é uma planta medicinal rica em vitamina A, vitamina C e minerais. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, este suco ajuda a hidratar o cabelo e a pele, a cicatrizar feridas e a fortalecer o sistema imunológico.

No entanto, a babosa contém aloína, um composto laxativo presente nas folhas desta planta e que pode ser tóxico em doses superiores a 10 mg por dia. Por isso, se esse composto não for eliminado, o suco de babosa pode causar desconforto gástrico, como dor abdominal e diarreia.

Leia também: Babosa: 12 principais benefícios (e como usar)

tuasaude.com/beneficios-do-aloe-vera

Por isso, para maior segurança, é recomendado priorizar o suco de babosa vendido em estabelecimentos comerciais, pois o processamento industrial garante a remoção do excesso de aloína.



Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.


Imagem ilustrativa número 1

O suco de babosa possui propriedades prebióticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ser indicado para tratar a prisão de ventre, manter a saúde da pele e cabelos e diminuir o colesterol. Saiba para que serve o suco de babosa e saiba como fazer a bebida em casa

Para que serve

O suco de babosa pode ser indicado para:

1. Combater a prisão de ventre

O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, a substância presente na casca desta planta e que possui propriedades laxantes, que aumenta a quantidade de líquido no intestino, estimulando os movimentos intestinais e facilitando a evacuação.

Por ter ação prebiótica, estimulando o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o suco de babosa também equilibra a flora intestinal e melhorando seu funcionamento.

2. Manter a saúde da pele e do cabelo

A vitamina A, vitamina C, vitamina E e os minerais presentes em boas quantidades no suco de babosa, hidratam e promovem a formação de colágeno na pele, melhorando a elasticidade da pele e o brilho dos cabelos.

Além disso, por ter um efeito antioxidante, o suco de babosa combate os radicais livres na pele, ajudando a combater o envelhecimento precoce.

3. Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos

O suco de babosa contém ótimas quantidades de antioxidantes, que evitam a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Assim, o suco de babosa pode ajudar a diminuir o risco de alguns problemas de saúde, como aterosclerose, infarto e AVC.

4. Fortalecer o sistema imunológico

O suco de babosa contém vitamina C, flavonoides e taninos, que são compostos com potente ação antioxidante e imunomodulador, fortalecendo as células do sistema imunológico.

5. Ajudar no tratamento de gastrite

O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Além disso, por ser um potente anti-inflamatório, o suco da babosa também ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para tratar problemas no estômago.

6. Ajudar no controle da diabetes

O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.

7. Auxiliar no tratamento de infecções

Por ter efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras, psoríase, herpes e candidíase.

Como preparar o suco de babosa

Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se seguir o seguinte passo a passo:

  1. Retirar as folhas da planta, lavar e secar bem, e cortar os espinhos;
  2. Cortar a base da folha;
  3. Deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex (a parte amarela presente na folha) escorra;
  4. Cortar, com uma faca ou tesoura, as partes laterais da folha, no sentido do seu comprimento;
  5. Deitar a folha e levantar com cuidado a casca de um dos lados, usando um objeto arredondado para evitar contaminar o gel com o látex que ainda pode conter na planta;
  6. Retirar o gel da planta, que pode ser feito usando uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel;
  7. Colocar o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g de gel para 1 litro de água;
  8. Bater no liquidificador e beber em seguida.

Pode ser também adicionado 1 colher de mel de abelha e uma fruta como o limão ou laranja para melhorar o sabor.

É seguro tomar o suco preparado em casa?

Existem evidências científicas que alertam para a falta de segurança da ingestão de suco de babosa caseiro, devido à separação inadequada da casca e do látex, a substância que contém aloína.

Alguns estudos realizados com animais associaram a ingestão crônica de extratos da folha inteira ao câncer no cólon. No entanto, mais pesquisas clínicas e em seres humanos, são necessárias para confirmar esse possível risco e estabelecer limites seguros de consumo.

Por isso, é recomendado tomar precauções extremas ao limpar o gel de babosa em casa, ou ainda priorizar os produtos processados ​​que garantam a eliminação dessas toxinas.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de suco de babosa, especialmente se a aloína não tiver sido devidamente removida, pode causar problemas de saúde. Os efeitos mais comuns são dor de estômago intensa, vômitos, diarreia severa e urina avermelhada.

O maior risco é a perda de potássio no sangue devido à diarreia. Quando os níveis de potássio caem muito, a pessoa pode apresentar sintomas como fraqueza, cãibras, formigamento e, mais gravemente, batimentos cardíacos irregulares.

Além disso, o consumo regular deste suco sem supervisão médica pode causar danos ao fígado.

Quem não deve consumir

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos recomenda que o suco de babosa não seja consumido por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Da mesma forma, este suco não é recomendado para crianças com menos de 12 anos.

Além disso, a ingestão do suco de babosa também é contraindicada para pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia (falta de movimento muscular normal), apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação.

Pessoas que usam medicamentos ou outras plantas medicinais, devem sempre consultar um médico antes de ingerir a babosa, já que a babosa pode alterar a ação de alguns remédios.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *