Os exercícios com halteres, como remada curvada, supino reto e desenvolvimento, promovem muitos benefícios para a saúde como melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade, ajudar a perder peso, aumentar a massa muscular e promover a coordenação e a estabilidade das articulações.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Nutricionista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Os exercícios com halteres são uma ótima opção para incluir no treino de força, pois ajudam a trabalhar diferentes partes do corpo como costas, ombros, pernas ou braços e podem ser facilmente feitos em casa, trocando os halteres por garrafas PET com água ou areia, por exemplo.

Antes de iniciar os exercícios com halteres, é aconselhado fazer uma avaliação médica e ter a orientação de um profissional de educação física, para aprender as posturas e os movimentos de forma correta e evitar o risco de lesões.

Como fazer o treino com halteres 

Os exercícios com halteres devem ser feitos de 2 a 3 vezes por semana, em 2 a 4 séries de 8 a 15 repetições, dependendo do exercício. 

Antes de iniciar os exercícios é importante fazer aquecimento geral, sendo uma boa opção movimentar os braços para cima e para baixo de forma alternada, e para os lados, várias vezes e num ritmo acelerado. Além disso, para o aquecimento das pernas, pode-se subir e descer escadas por 5 minutos, por exemplo.

Algumas opções de exercícios com halteres são: 

1. Remada curvada (costas)


Imagem ilustrativa número 9

 

A remada curvada é uma excelente opção de exercício para costas com halteres, pois trabalha os músculos superiores das costas, além do peitoral superior, deltoides, trapézio e bíceps, melhorando a força e a resistência muscular e também a postura. Confira outros exercícios para as costas que podem ser feitos em casa.  

Como fazer: de pé, com as pernas afastadas na largura do ombro e as pernas levemente flexionadas, inclinar o tronco para frente. Os braços devem ficar alinhados ao corpo e as mãos voltadas para dentro, segurando um peso em cada mão. É importante que as costas fiquem retas e o abdômen contraído. 

Puxar os halteres para cima, flexionando os braços. Baixar lentamente os braços na direção do chão, esticando-os completamente. A cada movimento dos braços, deve-se inspirar quando os braços estiverem esticados e expirar quando estiverem flexionados. Fazer de 2 a 3 séries de 12 repetições e descansar 1 minuto entre as séries. 

2. Supino reto (peito)


Imagem ilustrativa número 10

O supino reto é um exercício com halteres principalmente focado no peitoral, mas que também trabalha o tríceps e os deltoides, ajudando na definição e no fortalecimento muscular, além de melhorar a coordenação motora. Veja mais opções de exercícios para o peitoral.  

Como fazer: deitar no chão ou no banco com a barriga para cima. Com os braços dobrados ao lado do corpo e na altura dos ombros, segurar os halteres com as palmas das mãos voltadas para frente. Com o abdômen contraído, elevar os braços, empurrando os halteres, até esticar os braços e depois retornar à posição inicial.

Pode-se fazer de 3 a 4 séries com no máximo 15 repetições e com descanso de 30 segundos entre as séries.

3. Extensão de tríceps deitado


Imagem ilustrativa número 11

A extensão de tríceps deitado é uma boa opção de exercício para tríceps com halteres, pois trabalha força, resistência, além de estimular o aumento da massa e do volume muscular. Veja mais opções de exercícios para o tríceps que podem ser feitos em casa.

Como fazer: deitar no chão ou em um banco e dobrar ligeiramente as pernas, de forma a ficar com os pés apoiados no chão. Segurar um peso em cada mão, esticar os braços para cima apontados para o teto. Em seguida, dobrar os cotovelos para trás até que as mãos com os pesos estejam próximas aos ombros, mas sem movimentar os cotovelos. Voltar à posição inicial. 

Repetir esse movimento por 10 a 12 vezes fazendo de 2 a 3 séries. 

4. Rosca martelo (bíceps)


Imagem ilustrativa número 12

 

A rosca martelo é um exercício com halteres bastante eficaz para aumentar o volume dos bíceps e do músculo braquial, além de trabalhar a força e o tônus muscular. Confira outros exemplos de exercícios para o bíceps para fazer em casa.

Como fazer: de pé, segurar um peso em cada mão com a palma da mão voltada para dentro, com os braços para baixo alinhados ao corpo. Flexionar os cotovelos, elevando os antebraços até que os pesos se encontrem na altura do ombro. É importante estar com o abdômen contraído e que não se movimente os pulsos, nem os ombros, para não causar lesão. Voltar os braços para a posição inicial lentamente. Inspirar quando os braços estiverem na posição inicial e expirar ao flexionar os cotovelos. 

Pode-se fazer de 3 a 4 séries de 8 a 12 repetições cada, com 60 a 90 segundos de descanso entre as séries. Uma variação desse exercício é levantar os braços um de cada vez de forma alternada. Veja outras variações da rosca martelo.

5. Desenvolvimento Arnold (ombro)


Imagem ilustrativa número 13

O exercício de desenvolvimento Arnold permite fortalecer e desenvolver os músculos deltoides anterior e lateral, além de trabalhar os tríceps, o trapézio e o peitoral superior, sendo uma boa opção para pessoas que desejam hipertrofia do ombro. Confira como fazer um treino completo para ombros em casa.

Como fazer: sentar em um banco ou cadeira e colocar os pesos de forma que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90 graus. Inicialmente, as mãos devem estar voltadas para o corpo e, ao realizar o movimento de extensão, que seria levantar o peso acima da cabeça, rotacionar os braços para que as mãos fiquem voltadas para frente. Em seguida, voltar à posição inicial.

É interessante ter atenção ao posicionamento dos cotovelos no momento do desenvolvimento, que devem estar ligeiramente na diagonal para frente em relação ao corpo.

Pode-se fazer de 2 a 3 séries de 12 a 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre as séries. 

6. Agachamento com halteres (pernas)


Imagem ilustrativa número 14

O agachamento é um exercício com halteres completo que trabalha os glúteos, coxas, panturrilha, parte posterior das pernas e abdômen, melhorando o fortalecimento e o alongamento muscular, além de melhorar a flexibilidade do corpo. Veja outras opções de agachamento e como fazer de forma correta.

Como fazer: em pé, afastar os pés, alinhados à largura dos ombros. As costas devem sempre ficar retas e abdômen contraído. Pegar o halter com os dois braços à frente do corpo e descer lentamente flexionando os joelhos, com os braços alinhados ao corpo, inclinando o tronco ligeiramente para frente e empurrando o bumbum bem para trás, como se fosse sentar numa cadeira invisível. Descer até que os  joelhos fiquem num ângulo de 90 graus e não ultrapassem a ponta dos pés. Voltar à posição inicial. 

Fazer 3 séries de 20 repetições com 1 minuto de descanso entre as séries. 

O que fazer depois do treino

Após o treino com halteres deve-se fazer alongamentos para ajudar a relaxar a musculatura, tonificar os músculos, melhorar a flexibilidade, aumentar a circulação e prevenir lesões. 

Alguns exemplos de alongamento para fazer depois dos exercícios são:

1. Esticar os braços para trás


Imagem ilustrativa número 7

O alongamento de esticar os braços para trás deve ser feito em pé para permitir alongar bem os braços, os músculos do peito e os ombros. 

Como fazer: de pé, levar os braços para trás das costas até as mãos se encontrarem. Entrelaçar os dedos e levantar os braços segurando por 20 a 30 segundos. É importante sentir que os bíceps estão alongados, além de respeitar os limites do corpo.

2. Abraçar as pernas


Imagem ilustrativa número 8

O abraço das pernas deve ser feito deitado, permitindo alongar os músculos dos glúteos, quadris, pernas e lombar. 

Como fazer: deitar no chão com a barriga para cima e dobrar as pernas, segurando-as com as mãos por 20 a 30 segundos. Repetir 3 vezes o movimento. Outra opção é abraçar uma perna de cada vez, mantendo a outra perna esticada, se possível.

Fonte de referência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *