Valsartana é um anti-hipertensivo indicado para pressão alta, pois relaxa os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e o esforço do coração para bombear o sangue.
Além disso, também pode ser indicada para tratar a insuficiência cardíaca e reduzir o risco de problemas cardíacos em pessoas que tiveram infarto.
A valsartana pode ser encontrada na forma de comprimidos, como genérico ou com os nomes Brasart, Bravan ou Diovan, e deve ser usada com indicação do cardiologista.
Para que serve
A valsartana é indicada para:
- Pressão alta;
- Insuficiência cardíaca;
- Pós-infarto.
Em algumas situações, a valsartana pode ser associada a outros medicamentos, como sacubitril, anlodipino ou hidroclorotiazida, por exemplo, para potencializar seus efeitos.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados
tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta
Como funciona
A valsartana age inibindo a ação da angiotensina II, uma substância que provoca a contração dos vasos sanguíneos.
Desta forma, ao inibir sua ação, a valsartana promove a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue nas veias e artérias e reduzindo o esforço do coração para bombear o sangue para o corpo.
Isso contribui para baixar a pressão arterial, reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca e o risco de problemas cardíacos em pessoas que tiveram infarto.
Já o sacubitril-valsartana, além de inibir a ação da angiotensina II, também bloqueia os efeitos da neprilisina, que aumenta a eliminação de sódio pelos rins, ajudando a controlar melhor a insuficiência cardíaca.
Como tomar
A valsartana deve ser tomada por via oral, com um copo de água, independentemente do horário das refeições.
Os comprimidos de valsartana 80 mg, 160 mg e 320 mg, assim como o de valsartana associada com hidroclorotiazida ou anlodipino, e o sacubitril valsartana, devem ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar.
Já o comprimido de valsartana 40 mg, pode ser partido ao meio.
Posologia da valsartana
A posologia da valsartana varia com a condição a ser tratada e composição dos comprimidos, que inclui:
1. Valsartana 40 mg
A posologia da valsartana 40 mg (Diovan) para adultos é:
No caso do tratamento pós infarto, o uso da valsartana deve ser iniciado em até 12 horas após o ataque cardíaco.
Em todos os casos, a dose da valsartana pode ser aumentada gradualmente pelo cardiologista, até no máximo 320 mg por dia.
2. Valsartana 80 mg
O comprimido de valsartana 80 mg é indicado somente para adultos.
A posologia normalmente recomendada é:
O médico pode aumentar a dose da valsartana, de acordo com a resposta ao tratamento.
3. Valsartana 160 mg
A posologia recomendada para adultos para o tratamento da pressão alta é de 1 comprimido de valsartana 160 mg, 1 vez por dia.
Já para insuficiência cardíaca ou pós-infarto em adultos, a dose é de 1 comprimido de valsartana 160 mg, 2 vezes por dia.
4. Valsartana 320 mg
A valsartana 320 mg é indicada para pressão alta em adultos.
Nesses casos, é recomendado tomar 1 comprimido de valsartana 320 mg, 1 vez por dia.
5. Sacubitril valsartana
O sacubitril valsartana sódica hidratada (Entresto) é indicado somente para insuficiência cardíaca em adultos, sendo encontrado nas doses de 50 mg, 100 mg e 200 mg.
A posologia recomendada para adultos é:
- Dose inicial: 1 comprimido de de sacubitril valsartana 50 mg ou 100 mg, 2 vezes por dia, de manhã e à noite;
- Dose alvo: 1 comprimido de sacubitril valsartana 200 mg, 2 vezes por dia, de manhã e à noite.
A dose do sacubitril e valsartana deve ser indicada e ajustada pelo cardiologista, de acordo com a resposta ao tratamento e outros remédios utilizados. Veja outros remédios para insuficiência cardíaca.
Caso a pessoa esteja em tratamento com inibidores da ECA, como captopril, benazepril, lisinopril ou ramipril, por exemplo, o médico deve recomendar interromper o uso desses medicamentos e aguardar 36 horas para iniciar o uso do sacubitril valsartana.
Leia também: Entresto: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
tuasaude.com/entresto
6. Valsartana + hidroclorotiazida
O comprimido de valsartana + hidroclorotiazida (Brasart HCT, Bravan HCT ou Diovan HCT) é encontrado nas concentrações de 80 mg, 160 mg ou 320 mg de valsartana e 12,5 mg ou 25 mg de hidroclorotiazida.
A dose recomendada para adultos para pressão alta é de 1 comprimido de valsartana + hidroclorotiazida, 1 vez por dia.
A quantidade de valsartana e hidroclorotiazida no comprimido deve ser indicada pelo cardiologista de acordo com a pressão arterial.
Leia também: Hidroclorotiazida: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
tuasaude.com/hidroclorotiazida-moduretic
7. Valsartana + anlodipino
A valsartana + anlodipino (Brasart BCC ou Diovan Amlo Fix) contém 80 mg, 160 mg ou 320 mg de valsartana e 5 mg ou 10 mg de anlodipino, indicado para o tratamento da pressão alta em adultos.
A posologia recomendada é de 1 comprimido de valsartana + anlodipino, 1 vez por dia.
A quantidade de valsartana e anlodipino, ou seja, a dose no comprimido, deve ser indicada pelo cardiologista de acordo com a pressão arterial e resposta ao tratamento.
Leia também: Anlodipino: para que serve, como tomar e efeitos colaterais
tuasaude.com/anlodipino
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da valsartana são tontura, dor de cabeça ou pressão baixa.
Embora seja menos comum, também podem surgir insuficiência renal, perda súbita de consciência, tosse, náuseas, diarreia, cansaço, espasmos musculares ou fraqueza.
A valsartana também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, devendo-se ir imediatamente ao pronto-socorro nesses casos. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
A valsartana faz urinar muito?
A valsartana não é um diurético, portanto, não faz urinar muito.
No entanto, quando associada à hidroclorotiazida, que é um diurético, a pessoa pode urinar mais, mas não pelo efeito da valsartana em si, mas pela ação da hidroclorotiazida.
Leia também: Diuréticos: o que são, tipos e quando não usar
tuasaude.com/como-funcionam-os-diureticos
Quem não deve usar
A valsartana é contraindicada nas seguintes situações:
- Menores de 18 anos;
- Gravidez ou amamentação;
- Diabetes em tratamento com alisquireno;
- Alergia à valsartana ou qualquer outro componente dos comprimidos.
Pessoas com doenças no fígado, insuficiência renal grave ou estreitamento da artéria renal ou que fazem diálise ou usam altas doses de diurético só devem tomar a valsartana se indicado pelo médico.
A valsartana é contraindicada para uso junto com outros bloqueadores do receptor da angiotensina II, como losartana, candesartana, irbesartana ou olmesartana, por exemplo.