As verminoses são um conjunto de doenças infecciosas causadas por parasitas, que podem provocar sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, febre, falta de ar, palpitações e coceira.
Os parasitas, popularmente conhecidos como vermes, podem provocar doenças e infecções como ascaridíase, giardíase, sarna, malária e doença de Chagas, por exemplo.
O tratamento das verminoses pode incluir o uso de medicamentos antiparasitários, como albendazol e mebendazol, que devem ser indicados pelo médico. Além disso, é fundamental adotar bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos antes de comer e após usar o banheiro, e lavar adequadamente os alimentos.
Sintomas de verminoses
Os sintomas de verminoses são:
- Dor e desconforto abdominal;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Perda de peso e/ou de apetite;
- Anemia e palidez;
- Fraqueza e cansaço excessivo;
- Fezes muito escuras, brancas ou amareladas;
- Coceira no ânus.
Além disso, a pessoa com verminose também pode apresentar febre, erupções cutâneas, palpitações e falta de ar.
Os sintomas das verminoses podem variar dependendo do tipo de parasita, da forma de transmissão e da região do corpo afetada.
Teste online de sintomas
Para saber o risco de verminoses, selecione no teste a seguir os sintomas apresentados:
Esta é uma ferramenta que deve ser usada somente como orientação e, assim, não serve como diagnóstico e substitui a consulta com o clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico das verminoses é feito pelo clínico geral ou pediatra, por meio da avaliação dos sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa.
Se deseja avaliar o risco de verminoses, marque uma consulta com o médico mais próximo da sua região:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de sangue, exame de fezes ou ainda o teste da fita adesiva, que consiste na aplicação da fita na região anal para coletar os ovos, e, em seguida, visualizar no microscópio.
Leia também: Exame de fezes: para que serve, como fazer e tipos
tuasaude.com/exame-de-fezes
Como acontece a transmissão
A transmissão das verminoses pode variar de acordo com o agente infeccioso, sendo mais frequente de acontecer através do consumo de água e alimentos contaminados.
No entanto, algumas verminoses também podem ser transmitidas ao andar descalço em áreas com solo ou água contaminados, comer carne crua ou mal cozida que contenha parasitas e, ter contato direto com pessoas ou superfícies infectadas.
Também é possível ser infectado através do contato com urina ou fezes de pessoas ou animais infectados. Além disso, alguns tipos de parasitas podem entrar no corpo através de feridas na pele.
Causas de verminoses
As verminoses são doenças causadas por parasitas, sendo os principais:
- Giardia lamblia, que causa a giardíase.
- Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido como lombriga, que é parasita responsável pela ascaridíase;
- Entamoeba histolytica, que causa a amebíase;
- Sarcoptes scabiei: responsável pela sarna;
- Plasmodium spp: que provoca a malária;
- Trypanosoma cruzi: parasita que causa a doença de Chagas;
- Toxoplasma gondii, que é o agente responsável pela toxoplasmose.
É importante que o agente responsável pelas verminoses seja identificado, pois assim é possível que o tratamento mais adequado seja indicado pelo médico.
Tipos de verminoses
Os principais tipos de verminoses são:
1. Verminose intestinal
A verminose intestinal é um tipo de parasitose que afeta diretamente o aparelho digestivo e os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, náusea e vômito.
Essa condição é mais comum em crianças em idade pré-escolar e escolar, devido aos maus hábitos de higiene e ao maior contato com superfícies contaminadas.
A verminose intestinal também afeta pessoas que vivem em más condições sanitárias.
Os parasitas mais comuns causadores das verminoses intestinais são Giardia lamblia, Entamoeba histolytica e Ascaridíase lumbricoides.
Leia também: Vermes intestinais: o que são, sintomas, transmissão e tratamento
tuasaude.com/vermes-intestinais
2. Verminoses de pele
As verminoses de pele são infecções causadas por parasitas que são transmitidos através do contato direto com a pele e podem causar coceira, erupção cutânea e vermelhidão.
Os parasitas mais comuns que causam essas verminoses são Sarcoptes scabiei, causador de sarna, Pediculus capitis, piolho da cabeça, e Phthirus pubis, piolho púbico,
3. Parasitose sistêmica
A parasitose sistêmica é uma infecção causada por parasitas que afetam vários tecidos ou órgãos do corpo, podendo provocar uma ampla variedade de sintomas.
Esses parasitas podem afetar órgãos como coração, sistema digestivo, cérebro e olhos. Alguns parasitas sistêmicos mais comuns são Trypanosoma cruzi, Toxoplasma gondii e Plasmodium spp.
4. Parasitose respiratória
A parasitose respiratória é mais comum em pessoas que viajaram para áreas endêmicas. Esses parasitas podem afetar o trato respiratório superior e inferior, causando sintomas como febre, tosse e falta de ar.
Alguns dos parasitas mais comuns que podem afetar o trato respiratório são Strongyloides stercoralis e Ascaris lumbricoides.
5. Parasitose cardíaca
As parasitoses cardíacas são causadas por parasitas que afetam o coração e o sistema cardiovascular, podendo provocar sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e palpitações.
Entretanto, alguns parasitas podem permanecer no corpo durante anos sem causar sintomas. Embora não causem sintomas, esses parasitas podem ser reativados se o sistema imunológico estiver enfraquecido, como no caso de transplantes ou doenças que comprometem a imunidade.
Os parasitas mais comuns neste tipo de condições são Trypanosoma cruzi e Toxoplasma gondii.
Leia também: Doença de Chagas: o que é, sintomas, transmissão e tratamento
tuasaude.com/doenca-de-chagas
Como é feito o tratamento
O tratamento das verminoses é feito de acordo com a intensidade dos sintomas e do tipo de parasita responsável.
Dependendo do tipo de parasita, o médico pode indicar o uso de antiparasitários, como ivermectina, albendazol, mebendazol, praziquantel, metronidazol, nitazoxanida ou tinidazol. Veja outros remédios indicados para vermes.
No caso de infecções graves, principalmente parasitas intestinais, pode ser necessária a internação da pessoa para mantê-la hidratada com soro e para receber medicação intravenosa.
No caso de parasitas de pele, o médico pode indicar o uso de medicamentos tópicos e/ou orais, e algumas medidas de higiene para evitar a transmissão para outras pessoas.
Leia também: Tratamento para vermes: remédios e cuidados
tuasaude.com/tratamento-para-vermes
Como prevenir
Algumas dicas para prevenir as verminoses são:
- Lavar as mãos após usar o banheiro e mantê-lo limpo, pois os ovos dos parasitas normalmente são encontrados nas fezes;
- Evitar andar descalço, pois alguns parasitas podem entrar no corpo pelos pés;
- Cortar e manter limpas as unhas, para evitar o acúmulo de sujeira e possíveis ovos de parasitas;
- Beber água filtrada, fervida ou desinfectada com hipoclorito de sódio, para eliminar possíveis contaminante;
- Limpar bem a cozinha, e higienizar e cozinhar bem os alimentos;
- Lavar as mãos antes de cozinhar e antes das refeições;
- Lavar os utensílios domésticos com água potável, para evitar a contaminação cruzada.
Estas medidas adequadas de higiene são fundamentais para prevenir a transmissão de parasitas.