A verruga plantar é uma lesão que surge na planta do pé e que é causada pelo vírus HPV, podendo causar sintomas como dor ao pisar ou andar, sensação de pressão no pé e pequena elevação na pele da planta do pé.
Também conhecida como “olho de peixe”, a verruga plantar pode ocorrer através do contato da pele ferida dos pés com superfícies ou objetos contaminados pelo vírus, como ao andar descalço em vestiários ou compartilhar toalhas.
Leia também: Olho de peixe: o que é, sintomas, como se pega e tratamento
tuasaude.com/olho-de-peixe
O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista, podendo envolver a aplicação de ácido salicílico, crioterapia com nitrogênio líquido ou remoção por cirurgia. No entanto, a verruga pode melhorar sem nenhum tratamento em até 2 anos.
Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Principais sintomas
Os principais sintomas de verruga plantar são:
- Pequena elevação na pele da planta do pé;
- Pele áspera na verruga;
- Pontos negros no meio da verruga;
- Coloração amarelada ou acinzentada sobre a pele da verruga;
- Dor ao pisar ou ao andar;
- Sensação de pressão no pé afetado;
- Aparecimento de outras verrugas próximas.
A verruga plantar pode não aparecer logo após o contato com o vírus HPV, podendo levar de dois a seis meses após a infecção para que os sintomas apareçam.
Possíveis causas
A verruga plantar é causada pelo vírus papiloma humano, também chamado HPV, que entra no organismo através de pequenas feridas ou rachaduras na pele dos pés.
Pessoas com problemas de imunidade, como em caso de HIV ou quimioterapia, têm maior risco de desenvolver a verruga plantar após infecção com o vírus HPV.
Como se pega a verruga plantar
A verruga plantar pode ocorrer através de:
- Contato com superfícies contaminadas pelo vírus, como ao andar descalço em locais compartilhados, como chuveiros, vestiários e piscinas, por exemplo;
- Uso de objetos contaminados, como toalhas, meias e sapatos que foram utilizados por pessoas com verruga plantar;
- Contato direto com a verruga de uma pessoa infectada pelo vírus através de uma ferida nos pés.
No entanto, o vírus só provoca o aparecimento de verruga plantar quando existe um local na pele que permita a entrada, como feridas, lesões ou rachaduras.
Diagnóstico da verruga plantar
O diagnóstico da verruga plantar é feito pelo dermatologista através de um exame físico, onde se avalia a coloração da verruga, a presença de pontos negros ou a presença de dor ao apertar, por exemplo.
Em alguns casos, o médico poderá também recomendar a realização de uma biópsia, que consiste na retirada de um pedaço da pele da verruga, para a confirmação do diagnóstico em laboratório.
Leia também: Biópsia de pele: como é feita, tipos e quando é indicada
tuasaude.com/biopsia-de-pele
Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para que seja feita uma avaliação mais detalhada da verruga:
Tratamento para verruga plantar
O tratamento da verruga plantar é indicado pelo dermatologista e pode envolver:
- Crioterapia com nitrogênio líquido, que congela as células e causa a destruição progressiva da verruga;
- Terapia com laser, que consiste na aplicação de laser diretamente sobre a verruga para destruir seus vasos sanguíneos;
- Remoção por cirurgia, pode ser feita pelo dermatologista no consultório através de cauterização ou remoção da pele da verruga;
- Fita adesiva, embora não seja uma opção comprovadamente efetiva, tampar a verruga com a fita pode ajudar a eliminar.
Apesar de não substituírem as orientações e tratamento médico, exitem alguns remédios caseiros que podem ajudar a remover a verruga plantar, como o uso de óleo de melaleuca, vinagre de maçã ou extrato de própolis. Veja outros remédios caseiros para tirar verrugas.
Medicamentos para verruga plantar
Em alguns casos o médico pode ainda recomendar o uso de alguns medicamentos específicos, como:
1. Ácido salicílico
O ácido salicílico é um remédio que quando aplicado sobre a verruga plantar é capaz de destruí-la por remover gradualmente as camadas da pele.
O ácido pode ser aplicado em casa pela própria pessoa ou no consultório pelo dermatologista e o tratamento pode durar de semanas a meses.
2. Cantaridina
Essa medicação é aplicada sobre a verruga plantar e age provocando a quebra das células, formando uma bolha no local e eliminando a verruga, sendo aplicada pelo dermatologista em consultório.
3. Injeção de bleomicina
A aplicação de bleomicina é feita por injeção pelo dermatologista no consultório, e geralmente é indicada nos casos em que a verruga permaneça por mais de 6 meses.
4. Ácido tricloroacético
O ácido tricloroacético quando aplicado sobre a pele da verruga, é capaz de formar uma crosta, que quando cai elimina a verruga plantar.
O ácido deve ser aplicado pelo dermatologista no consultório e pode ser combinado com um método de perfuração da verruga com agulha, para aumentar a eficácia do tratamento.
A verruga plantar pode melhorar sem nenhum tratamento específico em até 2 anos, no entanto é recomendado o tratamento já que a verruga pode ser transmitida a outras pessoas. Veja outros tratamentos para verruga plantar.
Como prevenir a verruga plantar
A verruga plantar pode ser evitada através do não compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas, calçados ou meias. Em banheiros e chuveiros públicos se recomenda utilizar chinelos ou sandálias para evitar o contato direto com o chão.
Também é aconselhado manter os pés sempre limpos e secos, assim como o uso de meias limpas.
Em casos de verrugas já existentes, é recomendado o tratamento adequado para evitar que seja transmitido para outras pessoas ou outras partes do corpo.
Além disso, a vacina contra HPV é uma medida importante para prevenir a verruga plantar. Entenda para que serve a vacina contra HPV.