Zepbound é um remédio para perder peso indicado nos casos de obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma doença associada, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto.
Esse remédio contém tirzepatida na sua composição, que envia sinais de saciedade para o cérebro e reduz o esvaziamento gástrico, diminuindo a fome e reduzindo a ingestão de alimentos, levando à perda de peso.
Leia também: Tirzepatida: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)
tuasaude.com/tirzepatida
O Zepbound pode ser encontrado na forma de injeção para aplicar sob a pele, porém ainda não está aprovado e disponível no Brasil.
Para que serve
O Zepbound é indicado para:
- Obesidade com IMC igual ou maior que 30 kg/m2;
- Sobrepeso com IMC igual ou maior que 27 kg/m2, associado a doenças, como pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares ou colesterol alto;
- Controle de peso a longo prazo em pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso.
Além disso, o Zepbound pode ser indicado para o tratamento da apneia obstrutiva do sono moderada a grave em pessoas que sofrem de obesidade.
O Zepbound deve ser usado junto com uma dieta balanceada indicada pelo nutricionista e prática regular de atividades físicas orientadas pelo profissional de educação física.
Leia também: Dieta para Emagrecer: o que comer, evitar (e cardápio)
tuasaude.com/dieta-para-emagrecer
A injeção de Zepbound é pode ser encontrada na forma de caneta de dose única contendo 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg ou 15 mg de tirzepatida.
Qual a diferença entre Mounjaro e Zepbound?
Tanto o Zepbound, como o Wegovy possuem tirzepatida na sua composição, no entanto, possuem indicações diferentes.
O Zepbound é indicado para perda de peso em adultos com mais de 18 anos que sofrem de obesidade ou sobrepeso, no entanto, ainda não está disponível no Brasil.
Já o Mounjaro é indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 em adultos, sendo vendida em farmácias com apresentação de receita médica.
Leia também: Mounjaro: para que serve, como usar e efeitos colaterais
tuasaude.com/mounjaro
Como funciona
O Zepbound age tanto nos receptores GLP-1 (peptídeo-1 semelhante ao glucagon) quanto nos receptores GIP (polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose).
O GLP-1 e o GIP são hormônios, chamados incretinas, produzidos naturalmente no intestino, agindo da seguinte forma:
- Diminuir o esvaziamento gástrico;
- Promover a saciedade;
- Diminuir a sensação de fome a ingestão de alimentos
- Estimular a liberação de insulina pelas células do pâncreas;
- Reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado;
- Melhorar a sensibilidade à insulina;
- Modular o metabolismo de gorduras.
Os receptores GLP-1 e GIP são encontrados no pâncreas, no cérebro, nos intestinos, no coração, nos rins, no tecido adiposo, nos leucócitos e nos vasos sanguíneos.
Zepbound, Wegovy, Mounjaro e Ozempic para emagrecer
O Zepbound, Wegovy, Mounjaro e Ozempic pertencem a mesma classe de remédios, os agonistas do GLP-1.
O Zepbound (tirzepatida) e o Wegovy (semaglutida) são indicados para perder peso.
No entanto, o Zepbound tem um efeito maior na redução de peso do que o Wegovy em pessoas com obesidade ou sobrepeso, pois também age nos receptores GIP.
Já o Mounjaro (tirzepatida) e o Ozempic (semaglutida), embora possam levar a perda de peso em pessoas com diabetes, não são aprovados para o emagrecimento.
Leia também: 17 remédios para emagrecer: de farmácia e naturais
tuasaude.com/remedio-para-emagrecer
Como usar
O Zepbound deve ser usado em aplicações subcutâneas, ou seja, sob a pele da barriga, da coxa ou da parte superior do braço. Veja como aplicar injeção subcutânea corretamente.
A aplicação do Zepbound deve ser feita 1 vez por semana, a qualquer hora do dia, com ou sem refeições e iniciada com doses menores e aumentada gradualmente a cada mês pelo endocrinologista.
A posologia recomendada para aplicação do Wegovy é:
Caso seja necessário, o endocrinologista pode aumentar a dose no 5º mês para 12,5 mg, 1 vez por semana, e no 6º mês para 15 mg, 1 vez por semana.
As doses do Zepbound devem ser aumentadas somente com orientação do endocrinologista, de acordo com a resposta ao tratamento e avaliação de efeitos colaterais.
A dose máxima semanal é de 15 mg de Zepbound, 1 vez por semana.
O que fazer em caso de esquecimento
No caso de esquecer de aplicar a dose semanal no dia correto, pode-se aplicá-la imediatamente até no máximo 4 dias, ou 96 horas, de esquecimento.
Após 4 dias ou 96 horas de esquecimento, deve-se pular a dose esquecida e continuar o esquema semanal conforme programado.
Como armazenar
O Zepbound deve ser armazenado na embalagem original, protegido da luz e na geladeira, em temperaturas entre 2º a 8ºC.
É recomendado guardar nas prateleiras da geladeira ou gaveta de frutas e legumes, pois na porta da geladeira ao abrir e fechar, pode causar variações de temperatura do remédio.
Não armazenar o Zepbound no congelador.
O Zepbound também pode ser armazenado fora da geladeira, em temperaturas de até 30ºC, durante um período até 21 dias.
Descartar a caneta após 21 dias se tiver sido armazenada em temperatura ambiente, ou se tiver sido exposta a temperaturas maiores que 30ºC, ou exposta à luz ou se tiver sido congelada.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Zepbound são:
- Náuseas ou vômitos;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Má digestão ou azia;
- Dor abdominal ou arrotos frequentes;
- Queda de cabelo ou cansaço excessivo;
- Dor, coceira, irritação, lesão e manchas roxas no local de aplicação;
- Pensamentos ou comportamento suicida.
Além disso, o Zepbound pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar hipoglicemia. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.
Outros efeitos colaterais são pancreatite aguda, doença gastrointestinal grave, lesão renal aguda, doença da vesícula biliar ou reações alérgicas graves.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia
Quem não deve usar
O Zepbound não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou por pessoas que tenham histórico familiar de câncer de tireoide do tipo carcinoma medular de tireoide ou síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo 2.
Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à tirzepatida ou qualquer outro componente da injeção.
Durante a amamentação, o Zepbound só deve ser usada se recomendado pelo médico, pois não se sabe se passa pelo leite materno e quais os efeitos no bebê.