O câncer de pâncreas pode causar sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, fezes esbranquiçadas, perda de peso, dor no abdome, má digestão, náusea e vômitos frequentes.
No entanto, é comum existirem poucos sintomas nas fases iniciais e, por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas apenas quando o tumor já se desenvolveu para fora do órgão. Entenda o que é câncer de pâncreas e o diagnóstico.
Em caso de suspeita de câncer no pâncreas, é importante consultar o gastroenterologista, o oncologista ou clínico geral, podendo ser indicado exames, como o ultrassom do abdome ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.
17 sintomas de câncer no pâncreas
Os principais sintomas que podem indicar o câncer de pâncreas são:
1. Pele e olhos amarelados
A pele e os olhos amarelados, conhecido como icterícia, acontece quando o tumor de inicia na cabeça do pâncreas e comprime os ductos biliares.
Isso faz com que a bile não seja liberada para os intestinos, o que resulta em acúmulo de bilirrubina no corpo, que é um pigmento amarelo produzido pelo fígado. Entenda melhor o que é a bilirrubina.
Além disso, a icterícia também pode surgir quando o câncer no corpo ou na cauda do pâncreas se disseminam pelo pâncreas ou quando tumor se espalha para o fígado, formando metástases.
2. Urina escura
A urina escura é outro sintoma do câncer de pâncreas, devido a obstrução dos ductos biliares, e surge devido ao acúmulo de bilirrubina no corpo, pois uma parte da bilirrubina é eliminada pela urina.
Leia também: Bilirrubina na urina: o que pode ser e o que fazer
tuasaude.com/bilirrubina-na-urina
3. Fezes claras
As fezes claras ou esbranquiçadas surge devido à obstrução dos ductos biliares, o que faz com que a bile, que é formada por bilirrubina, colesterol e sais biliares, não seja liberada para os intestinos.
A bilirrubina tem uma cor marrom-amarelada, sendo responsável pela cor da fezes, e quando não é liberada para os intestinos, deixa as fezes mais claras e esbranquiçadas.
Leia também: Fezes claras (esbranquiçadas): o que pode ser e o que fazer
tuasaude.com/fezes-claras
4. Coceira na pele
O câncer de pâncreas pode causar coceira na pele de todo o corpo devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue, que se deposita na pele, quando os dutos biliares estão bloqueados.
Leia também: Coceira no corpo: 9 principais causas (e o que fazer)
tuasaude.com/principais-causas-de-coceira-na-pele
5. Dor no abdome
A dor no abdome, que também pode afetar as costas, ocorre devido ao crescimento do câncer no pâncreas, comprimindo órgãos e nervos próximos.
6. Má digestão
O câncer no pâncreas também pode causar má digestão pois, quando os ductos biliares estão bloqueados, a liberação da bile é prejudicada.
A bile participa da digestão de gorduras no intestino e quando não é liberada em quantidades normais ou suficientes, pode dificultar a digestão dos alimentos gordurosos e causar má digestão.
7. Falta de apetite e perda de peso
A falta de apetite e perda de peso não intencional ocorre devido às alterações na digestão e metabolismo provocadas pelo câncer de pâncreas.
8. Náusea e vômitos
O câncer de pâncreas pode causar náuseas e vômitos quando o tumor pressiona o estômago ou bloqueia o intestino delgado, fazendo com que os alimentos se acumulem no local.
Isso também pode ser uma causa da falta de apetite.
9. Formação de coágulos no sangue
O câncer de pâncreas pode induzir um estado de hipercoagulabilidade do sangue, o que significa que aumenta a formação de coágulos de sangue.
Essa formação de coágulos de sangue pode afetar as veias das pernas e causar trombose venosa profunda (TVP), sendo em alguns casos o primeiro sinal de câncer de pâncreas. Saiba identificar os sintomas de TVP.
Além disso, os coágulos de sangue podem atingir os pulmões e causar embolia pulmonar.
10. Desenvolvimento de diabetes
O câncer de pâncreas pode resultar no desenvolvimento de diabetes quando o tumor interfere na sua produção de insulina.
Quando o câncer de pâncreas provoca o desenvolvimento de diabetes, é comum surgirem outros sintomas, como alteração dos níveis de glicose no sangue, cansaço e aumento da quantidade de urina. Conheça mais sintomas de diabetes.
11. Aumento da vesícula biliar
O câncer de pâncreas pode causar aumento da vesícula biliar devido a obstrução dos ductos biliares, o que resulta em acúmulo de bile na vesícula, aumentando seu tamanho.
12. Aumento do fígado
O fígado também pode estar aumentado, principalmente se o câncer de pâncreas tiver se espalhado para o fígado formando metástases.
O aumento tanto do fígado como da vesícula biliar pode ser sentido pelo médico durante o exame físico e confirmado através dos exames de imagem.
13. Alteração nos hábitos intestinais
O câncer no pâncreas pode causar alterações nos hábitos intestinais, podendo surgir diarreia ou prisão de ventre.
14. Febre e calafrios
A febre e os calafrios também são sintomas de câncer no pâncreas que podem surgir de vez em quando devido a inflamação no pâncreas.
15. Cansaço excessivo
O cansaço excessivo ou a fadiga são sintomas comuns do câncer no pâncreas, podendo a pessoa se sentir com falta de energia e disposição para as atividades do dia a dia.
Esse sintomas pode ser causado pelo próprio tumor, mas também pode estar relacionado a outros sintomas como dor, problemas para dormir ou até pelo tratamento para o câncer no pâncreas.
16. Barriga inchada
A barriga inchada pode surgir devido à má digestão, que pode aumentar a quantidade de gases.
Além disso, o inchaço progressivo da barriga também pode ser sintoma de câncer dno pâncreas avançado e está relacionado ao surgimento de ascite, que é o acúmulo de líquido no abdômen.
Leia também: Ascite: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/o-que-e-ascite
17. Sangramento no estômago ou intestino
O sangramento no estômago ou intestino é uma complicação do câncer no pâncreas, devido ao surgimento de mestástases no estômago ou intestino ou varizes gastroesofágicas, por exemplo.
Assim, quando ocorre sangramento no estômago ou duodeno, podem surgir vômitos com sangue, fezes pretas, pegajosas e muito mau cheirosas, ou sangue vivi nas fezes.
Leia também: Hemorragia digestiva: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/hemorragia-digestiva
Sintomas do câncer de pâncreas na fase inicial
O câncer de pâncreas fase inicial pode provocar sintomas como perda do apetite, má digestão e alterações na frequência de evacuação.
Esses sintomas geralmente demoram até serem percebidos e podem ser confundidos com sintomas de pancreatite aguda ou crônica, ansiedade ou prisão de ventre.
Por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas numa fase mais avançada, quando o câncer já se desenvolveu para fora do pâncreas, formando metástases.
Leia também: Metástase: o que é, sintomas, como acontece e tratamento
tuasaude.com/metastase
Sintomas fase terminal
O câncer no pâncreas terminal pode causar sintomas como dor crônica, fraqueza, inchaço nas pernas, barriga inchada ou menor vontade para se alimentar ou interagir com as pessoas.
Além disso, também podem surgir problemas para controlar a urina ou as fezes ou alterações na respiração.
O tratamento da fase terminal do câncer no pâncreas é feito com os cuidados paliativos, para aliviar os sintomas e melhorar o conforto e a qualidade de vida.
Leia também: Cuidados paliativos: o que são, para que servem e tipos
tuasaude.com/o-que-e-cuidados-paliativos
O que fazer
Na presença de sintomas de câncer no pâncreas, deve-se consultar o gastroenterologista ou clínico geral para uma avaliação.
Nestes casos, o médico pode indicar exames, como o ultrassom do abdome, tomografia computadorizada ou a dosagem de bilirrubinas no sangue, para identificar se existem alterações que podem ser indicativas de câncer de pâncreas.
Leia também: Bilirrubina (total e frações): o que é, quando fazer e resultados
tuasaude.com/exame-de-bilirrubina
Quando o diagnóstico de câncer de pâncreas é confirmado, o médico deve encaminhar a pessoa para o oncologista para iniciar o tratamento.
No caso de sintomas de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente. Confira todos os sintomas de embolia pulmonar.