Durante a infecção urinária é importante aumentar a ingestão de água e de alimentos com propriedades diuréticas, como melancia, graviola, pepino e cenoura, pois favorecem a eliminação do excesso de bactérias através da urina. É também importante evitar alimentos que irritam a bexiga, como o café e bebidas com cafeína.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Nutricionista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Além disso, o suco de cranberry, também chamado de arando ou oxicoco, também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções, já que interfere na adesão das bactérias ao trato urinário, impedindo o desenvolvimento de infecção mais grave. 

De forma geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção. No entanto, a alimentação variada e equilibrada pode prevenir infecções urinárias e ajudar a acelerar o processo de cura. Conheça mais sobre a infecção urinária.


Imagem ilustrativa número 2

O que comer no tratamento para infecção urinária

Os alimentos que podem ser incluídos na alimentação do dia a dia durante o tratamento da infecção urinária são:

1. Alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos são aqueles que favorecem a produção de urina, ajudando a eliminar líquidos e toxinas do corpo. Alguns alimentos diuréticos são abacaxi, limão, melancia e o pepino, por exemplo. Confira outras opções de alimentos diuréticos.

Além disso, também é possível incluir na rotina alimentar chás com propriedades diuréticas, como o chá de cavalinha, chá de salsinha ou chá de uva-ursina, por exemplo.

Leia também: 10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer

tuasaude.com/remedio-caseiro-para-infeccao-urinaria

2. Aumentar o consumo de água

A ingestão adequada de água favorece a produção de urina, o que ajuda a expulsar bactérias do trato urinário e, assim, contribuir tanto para a prevenção quanto para a recuperação de uma infecção urinária.

A quantidade de água recomendada varia de acordo com a idade e peso, assim como também depende de outros fatores como prática de atividade física, clima e estado geral de saúde da pessoa.

A recomendação geral de consumo de água para adultos é entre 25 a 40 mL por cada kg de peso corporal. 

Leia também: Quantos litros de água beber por dia? (com calculadora online)

tuasaude.com/beber-agua

3. Consumir cranberry

O cranberry é uma fruta que pode ajudar a combater as infecções urinárias, já que contém compostos chamados proantocianidinas tipo A, que dificultam a adesão das bactérias às paredes do trato urinário, diminuindo o risco de infecção.

O cranberry pode ser consumido em forma de fruta, suco ou suplemento. No entanto, é importante destacar que são ainda necessários mais estudos científicos que comprovem a sua eficácia no tratamento das infecções urinárias. Conheça mais sobre o cranberry.

4. Alimentos ricos em água

Os alimentos ricos em água podem ajudar a prevenir e melhorar a infecção urinária, favorecendo a hidratação e, assim, aumentando a produção de urina, o que ajuda a eliminar as bactérias que estão em excesso no trato urinário.

Alguns alimentos ricos em água são melancia, rabanete, tomate, salsinha, pepino e cenoura.

Leia também: 20 alimentos mais ricos em água

tuasaude.com/alimentos-ricos-em-agua

O que evitar

Os alimentos que devem ser evitados durante a infecção urinária são aqueles que podem irritar a bexiga, como:

  • Café e outras bebidas com cafeína como o chá verde, preto ou mate, assim como bebidas energéticas;
  • Adoçantes artificiais, como o aspartame e a sacarina;
  • Alimentos picantes, pimenta e pimentão em pó;
  • Bebidas alcoólicas.

É também importante evitar os alimentos ricos em açúcares como o açúcar refinado, refrigerantes, bolos, pães, sobremesas, doces, chocolates e pão branco. O consumo excessivo de açúcar pode alterar o equilíbrio bacteriano no trato urinário, favorecendo o crescimento de bactérias não desejadas e aumentando o risco de infecções urinárias, principalmente as recorrentes.

Além disso, carnes processadas, como salsicha, presunto ou mortadela, também devem ser evitados, já que são alimentos pró-inflamatórios, ou seja, estimulam o processo de inflamação no corpo, dificultando a cura da infecção.

Cardápio para combater infecção urinária

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias com alimentos que ajudam a tratar e prevenir a infecção urinária:

Os tipos e quantidades de alimentos indicados no cardápio podem variar de acordo com a idade e o estado de saúde da pessoa e, por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para indicar um plano alimentar individualizado.

Se deseja um plano alimentar individualizado, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

É importante lembrar que o tratamento para infecção urinária é feito principalmente com o uso de antibióticos, que devem ser prescritos pelo médico após exame de urina. A alimentação é um aliado que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir novas infecções. Saiba como é o tratamento completo para infecção urinária.

Assista no vídeo a seguir mais dicas com a nutricionista Tatiana Zanin:

Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar


04:49 | 4.546.833 visualizações

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *