A calculadora da idade gestacional é uma forma simples de saber o número de dias, semanas ou meses que passaram desde o início da gravidez. Saber a idade gestacional permite perceber em que fase de desenvolvimento está o bebê, mas também serve para calcular a data provável do parto que, por norma, acontece 40 semanas após o início da gravidez.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Obstetra perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Para saber a sua idade gestacional, por favor, indique na calculadora a data do primeiro dia da sua última menstruação:

Como é calculada a idade gestacional?

A idade gestacional é calculada a partir da data da última menstruação, bastando contar quantos dias, semanas ou meses existem entre a última menstruação e a data atual.

De acordo com a idade gestacional é possível também saber em que trimestre da gestação a mulher se encontra:

  • Primeiro trimestre: corresponde ao período até o terceiro mês e até a metade da semana 13;
  • Segundo trimestre: corresponde ao período até o sexto mês e vai desde a metade da semana 13 até a semana 27;
  • Terceiro trimestre: corresponde ao período até o nono mês e vai desde a semana 28 até a semana 42.

Saber a idade gestacional é interessante para saber como está o desenvolvimento do bebê e se já ouve desenvolvimento da visão e audição, por exemplo. Saiba mais sobre o desenvolvimento do bebê a cada semana.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

E se não souber a data da última menstruação?

Apesar do cálculo da idade gestacional levar em consideração a data da última menstruação, é possível também saber por meio de exames laboratoriais e de imagem.

Assim, quando a mulher não sabe qual foi o último dia que menstruou, o obstetra pode recomendar a realização do exame de beta HCG, em que é verificada a concentração desse hormônio no sangue, que varia à medida que a gravidez se desenvolve. Veja como entender o resultado do exame de beta HCG.

Além do exame de beta HCG, o médico pode também indicar a idade gestacional através do exame de ultrassom, em que é observado o crescimento de desenvolvimento do bebê, além de também poder ser verificada a altura do útero, sendo esses exames realizados durante a consulta pré-natal.

Como saber a data de nascimento do bebê?

Além da concentração de beta HCG no sangue e da realização de ultrassom para verificar o padrão de crescimento do bebê, a data provável do parto pode ser verificada através de um cálculo que leva em consideração a data da última menstruação. Assim, para saber a possível data do parto, é indicado contar 7 dias depois da menstruação e 9 meses depois do mês da última menstruação.

Ou seja, se a última menstruação tiver acontecido em 14 de janeiro, a data provável do nascimento do bebê entre 20 e 21 de outubro. No entanto, esse cálculo considera que o nascimento do bebê vai acontecer na semana 40, porém o bebê já encontra-se pronto a partir da semana 37, podendo nascer até a semana 42.

Confira mais informações sobre como saber a data provável do parto.

Criado por:
Equipe Editorial do Tua Saúde

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.




86% dos leitores

acham este conteúdo útil



(359 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

  • 2 de abril, 2025 (Versão atual)

  • 10 de outubro, 2023

  • 22 de agosto, 2023

  • 17 de agosto, 2023

  • 17 de setembro, 2020

    Revisão clínica por Manuel Privado – enfermeiro

  • Criado em
    setembro, 2020

Bibliografia
  • KOVALSKYS, I.; MAZZA, C. S. 3.17 Infants Born Small for Gestational Age at Term. World Rev Nutr Diet. 124. 338-344, 2022
  • Committee Opinion No 700: Methods for Estimating the Due Date. Obstetrics & Gynecology. 129. 5; e150-e154, 2017
  • PARDI, G.; CETIN, I. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
  • S.C. DEPARTMENT OF HEALTH AND ENVIRONMENTAL CONTROL. Embryonic Fetal Development. 2015. Disponível em: . Acesso em 04 ago 2023
  • ERNST, M.; et al. Gestational age-dependent development of the neonatal metabolome. Pediatr Res. 89. 6; 1396-1404, 2021
  • WILSON, K.; et al. A novel way of determining gestational age upon the birth of a child. J Glob Health. 11. 03078, 2021
  • NAPOLITANO, R. Pregnancy dating by fetal crown–rump length: a systematic review of charts. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists. 121. 5; 556-665, 2014

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *