Oniomania é um transtorno psicológico em que a pessoa tem compulsão por compras, caracterizado por sintomas, como desejo impulsivo, incontrolável e repetitivo de comprar muitas coisas, e que na maioria das vezes são desnecessárias.
Esse tipo de transtorno do comportamento, também conhecido como transtorno de compras compulsivas ou vício em compras, pode ser causado por ansiedade, depressão ou até distúrbios neurológicos, como demência frontotemporal ou doença de Parkinson, por exemplo.
O tratamento da oniomania é feito pelo psiquiatra e, normalmente, envolve terapia cognitivo-comportamental e, em alguns casos, uso de remédios antidepressivos, além de tratamento específico para distúrbios neurológicos.
Sintomas de oniomania
Os principais sintomas de oniomania são:
- Compras compulsivas, de forma impulsiva e, na maioria das vezes, de bens supérfluos;
- Comprar itens repetidos;
- Esconder as compras da família e amigos;
- Mentir em relação às compras;
- Recorrer a empréstimos bancários ou na família para compras;
- Descontrole financeiro;
- Fazer compras com o objetivo de lidar com as angústias, tristezas e preocupações;
- Sentimento de culpa após compras, mas que não impede de comprar novamente.
O consumista compulsivo compra na tentativa de terem sensação de prazer e bem-estar e, dessa forma, considera as compras como um remédio para as tristezas e frustrações.
Por conta disso, a oniomania pode passar muitas vezes despercebidas, só sendo notada quando a pessoa possui enormes problemas financeiros.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da oniomania é feito pelo psiquiatra ou psicólogo através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, hábitos e fatores que desencadeiam a vontade de comprar.
Marque uma consulta com o psiquiatra na região mais próxima de você:
Além disso, podem ser aplicados questionários, como a Escala de Compras Compulsivas (CBS) ou a Escala de Dependência de Compras de Bergen, por exemplo.
O médico também deve avaliar se a pessoa possui outras condições de saúde que podem desencadear a compulsão po compras, como transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo ou distúrbios neurológicos.
Possíveis causas
As principais causas da oniomania são:
- Ansiedade, depressão ou estresse;
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
- Baixa autoestima ou solidão;
- Personalidade impulsiva ou perfeccionista;
- Busca por aprovação de outras pessoas;
- Dificuldade nos relacionamentos interpessoais;
- Fuga dos problemas e dificuldades ou dor emocional.
Além disso, a oniomania pode estar relacionada à outros distúrbios compulsivos, como vício em substâncias ou compulsão alimentar, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento da oniomania deve ser feito com orientação do psiquiatra para evitar os episódios de compulsão por compras e tratar a sua causa.
Os principais tratamentos para oniomania são:
1. Terapia cognitivo-comportamental
A terapia cognitivo-comportamental é um tratamento para oniomania feito pelo psicólogo para ajudar a pessoa a controlar a compulsão por compras.
Nesse tipo de terapia, o psicólogo utiliza ferramentas para avaliar como a pessoa pensa e se sente em relação a diversas situações e como influenciam no comportamento compulsivo.
Assim, o psicólogo ajuda a pessoa a pessoa a entender e a controlar suas emoções em diferentes situações e a desenvolver estratégias de mudanças no comportamento para controlar o consumismo compulsivo. Saiba como é feita a terapia cognitivo comportamental.
2. Terapia em grupo
A terapia em grupo também costuma funcionar e ter bons resultados, pois durante a dinâmica as pessoas que compartilham do mesmo transtorno conseguem expor suas inseguranças, ansiedades e sensações que as compras podem trazer, o que pode tornar mais fácil o processo de aceitação do transtorno e resolução da oniomania.
3. Remédios para compulsão por compras
Em alguns casos, o psiquiatra pode indicar o uso de remédios para oniomania, principalmente se for identificado que além do consumismo compulsivo, a pessoa apresenta depressão ou ansiedade, por exemplo.
Dessa forma, o psiquiatra pode indicar o uso de medicamentos antidepressivos ou estabilizadores do humor, por exemplo.
Leia também: Antidepressivos: quais são, como tomar e opções naturais
tuasaude.com/antidepressivos
98% dos leitores
acham este conteúdo útil
(42 avaliações nos últimos 12 meses)
Bibliografia
- OTERO-LÓPEZ, J.M.; et al. Big Five Personality Traits and Compulsive Buying: The Mediating Role of Self-Esteem. Eur J Investig Health Psychol Educ. 14. 1; 103-116, 2023
- American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
- THOMAS, T.A.; et al. Stress and compulsive buying-shopping disorder: A scoping review. Compr Psychiatry. 132. 152482, 2024
- MÜLLER, A.; et al. Update on treatment studies for compulsive buying-shopping disorder: A systematic review. J Behav Addict. 12. 3; 631-651, 2023
- MISHRA, S.; et al. Compulsive buying behavior and its association with emotional distress, depression, and impulsivity in general population: an online survey. CNS Spectr. 28. 5; 592-596, 2023
- BRANDTNER, Maríndia. Terapia Cognitivo-Comportamental para Compras Compulsivas: Um Estudo de Caso Sistemático. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol 32. 1 ed; 181-188, 2016