A stevia, ou estévia, é um adoçante natural que não faz mal à saúde, podendo ser indicada para ajudar a controlar a diabetes e ajudar na perda de peso, por exemplo.


Foto doutora realizando uma consulta


Encontre um Nutricionista perto de você!


Parceria com


Buscar Médico

Obtida a partir da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, a stevia pode substituir o açúcar em sucos, cafés e bolos, ou em produtos industrializados, como refrigerante, suco processado, chocolate e geleia.

A stevia possui um sabor amargo e tem o poder de adoçar entre 200 a 300 vezes mais que o açúcar, sendo comercializada em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de pó, granulado ou líquido.


Imagem ilustrativa número 4

Adoçante stevia faz mal?

O adoçante stevia não faz mal, sendo considerado um adoçante seguro para qualquer pessoa, incluindo mulheres grávidas ou amamentando, assim como crianças.

No entanto, a stevia deve ser usada de preferência com a indicação do médico ou nutricionista e dentro da quantidade máxima segura, que é de 4 mg por kg de peso corporal por dia.

Para que serve a stevia

A stevia pode ser indicada para:

1. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Por não conter açúcar, a stevia pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, podendo ser benéfica para pessoas com diabetes.

Entretanto, é importante ressaltar que a stevia não é um medicamento e, por isso, não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

2. Favorece a perda de peso

Por possuir poucas calorias, a stevia ajuda a diminuir as calorias totais da dieta, favorecendo a perda de peso, principalmente quando se substitui o uso do açúcar.

No entanto, a perda de peso obtida com o uso da stevia é pequena e acontece por um período curto de tempo.

Assim, para emagrecer, deve-se manter uma alimentação saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.

3. Diminuir o risco de cáries

Por substituir o açúcar, a stevia ajuda a manter a saúde oral, diminuindo o risco do desenvolvimento de cáries.

Isto acontece porque o açúcar pode favorecer o desenvolvimento da bactéria a Streptococcus mutans, que está relacionada com a cárie.

Leia também: Cárie: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/carie-dentaria

Como usar

A stevia pode ser usada para adoçar qualquer alimento ou bebida, como café e chá, por exemplo. Além disso, por se manter estável, a estévia também pode ser utilizada na confecção de bolos e biscoitos que vão ao forno.

A quantidade diária considerada segura de stevia é de até 4 mg por kg de peso corporal por dia.

Possíveis efeitos colaterais

De modo geral, a stevia é segura, mas pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como náuseas, náusea, tontura e inchaço abdominal.

Quem não pode usar

Pessoas com diabetes, pressão alta ou problemas renais, assim como mulheres grávidas ou que estejam amamentando e crianças, devem usar a stevia somente com a indicação do médico ou nutricionista.

Além disso, pessoas que usam medicamentos ou suplementos de forma regular, devem usar a stevia somente com a indicação do médico. Isso porque este adoçante pode alterar os efeitos de alguns remédios e suplementos.


Foto de Karla Leal

Revisão clínica:
Karla Leal
Nutricionista

Formada em nutrição pela Universidade do Grande Rio, com registro CRN-4 10100509. Pós-graduada em Nutrição Clínica e estética. Mestre em Saúde Pública




96% dos leitores

acham este conteúdo útil



(222 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • NATIONAL HEALTH SERVICE-UK. The truth about sweeteners. Disponível em: . Acesso em 07 mar 2025
  • WHO. Health effects of the use of non-sugar sweeteners: a systematic review and meta-analysis. Disponível em: . Acesso em 07 mar 2025
  • KOSSIVA, Lydia et al. Chronic Use of Artificial Sweeteners: Pros and Cons. Nutrients. Vol.16. 18.ed; 2024
  • MEDLINIEPLUS. Sweeteners – sugar substitutes. Disponível em: . Acesso em 07 mar 2025
  • MEDLINEPLUS. Stevia. Disponível em: . Acesso em 07 mar 2025
  • WHO. WHO advises not to use non-sugar sweeteners for weight control in newly released guideline. Disponível em: . Acesso em 07 mar 2025
  • NIED, Maieli Maiara; HENZ, Sandra Liana. Influência da Stevia rebaudiana na saúde bucal – revisão de literatura. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre. Vol.60. 2.ed; 83-90, 2019

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *