De fato, é nas primeiras horas do dia que nos sentimos mais felizes e satisfeitos com a vida. À medida que nos aproximamos da meia-noite, por outro lado, sintomas ligados a depressão, ansiedade e solidão tendem a aflorar.
É o que comprova um estudo britânico que monitorou a saúde mental de quase 50 mil pessoas por dois anos para verificar como as nossas oscilações de humor se relacionam com a passagem das horas, dos dias e das estações. O artigo foi publicado no BMJ Mental Health.
+ Leia também: Caprichar no café da manhã é melhor do que abusar no jantar
“Ao acordarmos, recebemos uma descarga de substâncias associadas à sensação de energia e bem-estar”, explica a psicoterapeuta Larissa Fonseca, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
Uma delas é o cortisol, apelidado de “hormônio do estresse”, o principal responsável por nos dar mais pique para começar o dia. Ocorre que, se a rotina for tensa, a alta concentração ao longo do tempo pode fazer a saúde degringolar.
Para não deixar a peteca cair
Ter uma rotina bem definida e com pausas na agenda é fundamental para enfrentar melhor as adversidades do dia a dia.
“Incluir atividade física durante a manhã é algo que também contribui para a liberação de hormônios associados ao bem-estar”, orienta Larissa Fonseca. “Outra medida positiva é criar momentos de contemplação no cotidiano.”
+ Leia também: Existe melhor horário para tomar café? Estudo responde
Em sincronia com a natureza
Clima e exposição solar influenciam o humor
Ano
O estudo inglês começou em 2020, durante a pandemia. Ao final da análise, em 2022, o nível de satisfação com a vida já havia aumentado.
Estação
Sentimento de solidão e angústia pode aumentar durante o inverno, principalmente em regiões próximas aos polos do planeta
Semana
O meio da semana é quando os voluntários reportaram menores níveis de bem-estar. Segunda e sexta-feira são os dias mais felizes.
Dia
Senso de dignidade e motivação é mais alto pela manhã, quando estamos nos preparando para começar a rotina.
Compartilhe essa matéria via: